segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

A sabedoria da Humildade

Segundo socrates, há dois tipos de pessoas: as que sabem que não sabem e as que julgam que sabem. As do primeiro grupo são sábias, graças à sua humildade, uma virtude que nos incita a tentar compreender o mundo e, consequentemente a aprender.
Sermos conscientes daquilo que sabemos e dar-nos conta do pouco que isso representa em relação a todo o saber possível: é nisto que consiste a humildade, uma das principais habilidades de inteligência emocional. A pessoa humilde parte da constatação de que nunca sabe o suficiente e isto incentiva-a a prestar atenção a tudo e a aprender comoo que está à nossa volta.
A humildade é uma qualidade da inteligência, pois implica curiosidade, receptividade e grandeza de visão. As pessoas humildes interagem com maior eficácia do que as pessoas que pensam que já sabem tudo, as quais se conduzem pela vida com arrogância, como se estivessem a controlar o mundo.
É certo que, na sociedade em que vivemos, há uma certa confusão interessada, que afecta qualidades como a humildade e a bondade. De facto, somos treinado para ocultar a nossa ignorância, para nos calarmos quando não sabemos o que dizer ou, inclusive , para aparentarmos conhecimento. No final, acabamos por acreditar que sabemos e não vamos mais além, deixamos de indagar e de nos interessar, limitando assim o nosso conhecimento e as nossas habilidades , por falta de desenvolvimento e de treino.

Cultive a humildade
- é daquelas pessoas que tende a interromper as conversas ou escuta-as até ao fim?
- quando se aproximam de si para falar, imagina vêm dizer ou interroga-se sobre o que quererão?
- se alguèm diz algo que contradiz uma ideia ou opinião sua, defende-a com fervor ou pede ao outro que amplie a sua argumentação?
- quando lhe falam, prepara mentalmente a resposta ou ouve e observa com máxima atenção?
- interroga-se sobre o como e o porquê das coisas ou é dos que se conformam em vê-las passar?

Agir com coerência
É muito fácil dizer que somos consciêntes da nossa ignorância ou do pouco que sabemos. Realmente difícil é agir em consequência. Porque a humildade implica uma atitude muito inquieta, desperta, atenta e vigilante face a si mesmo e aos outros: qualquer coisa é sempre percebida como fonte de aprendizagem.
O eixo principal desta sabedoria encontra-se numa grande capacidade para abrir interrogações , para se instalar numa dupla consoante e evitar a comodidade das faltas certezas. O indivíduo humilde percebe a insuficiência do seu saber , evita fecha-se nas suas próprias ideias e abre-se para que entrem novas explicações e conhecimentos, com os quais possa ampliar os seus critérios e as suas opiniões.
Humildade e auto-estima, embora possa parecer paradoxal, estão directamente relaccionadas, semos consciêntes da nossa insignificância, sentirmo-nos como um simples frão de areia, nao exclui que se possa atingir a grandeza de desenvolver o seu próprio potencial e se sentir parte de um todo. a Humanidade.
Cultive dentro de si e sem medo uma forma de ser aberta à dúvida e à interrogação e comprovará como ganha em sabedoria.

Atitudes que implicam humildade
-Curiosidade, interesse e empenho em descobrir mais e mais;
-Atenção na escuta e na observação;
-Coragem para perguntar o que não se entende;
-Ausência de preconceitos;
-Não ocultar nem fazer ostentação daquilo que se sabe;
-Tendência para a surpresa e o entusiasmo;
-Capacidade de se interrogar, questiona e questionar-se.

Revista mensal Saúde e Bem-Estar, Janeiro, número 165

Cristiana Coelho

Um comentário:

AntonioPacheco disse...

Parabéns pelo blog e pelo número e qualidade das iniciativas em curso.