domingo, 20 de janeiro de 2008

Ao ritmo da dança

Dançar é benéfico, tanto a nivel fisico como emocional. É uma excelente forma de acabar com o stress e desfazer as tensões do quotidiano. Além do mais, cria sensações de bem-estar e aumenta a auto-estima. A dança, enquanto terapia, vê a pessoa como um todo, influênciando o seu estado de espirito, pelo que encoraja o processo de cura. Muitos terapeutas aplicam-na, por isso para melhorar algumas patologias.Dancemos, então!
Ao estar em movimento, quer seja dançando, caminhando ou fazendo ginastica, o corpo expressa-se e comunica. Dançar é uma forma de comunicação, muitas vezes, esquecida; e, sendo uma actividade aerobica, tambem é uma boa maneira de equilibrar o organismo.
Os defensores da dança asseguram que, com esta actividade, o corpo liga-se com a mente, um dos segredos para promover a saúde interior. Dançar actua como linguagem corporal, criando um vínculo muito importante entre a mente e o corpo.

A Dança da Saúde
A dança é uma das terapias mais antigas qiue existe. Tribos ancestrais já acreditavam na existencia de um espirito curativo, que podia ser libertado do interior da pessoa, através da música e da dança. Ao anoitecer, os membros da tribo dançavam livremente à volta do fogo, ao ritmo monótono dos tambores, deixando que o seu corpo se move-se por si só, sem o controlar, ao ponto de se desligarem por completo e entrarem num estado de transe. Esta era uma maneira de curar as doenças do espírito, as quais, ao aflorarem ao exterior, se desprendiam.

Benefícios da Dança
A nivel psíquico:
-melhora a imagem corporal e, portanto, a auto-estima.
-diminui o stress, a ansiedade e os medos.
-exterioriza a raiva e elimina-a
-diminui as tensões mentais e corporais

A nivel físico:
-proporciona mobilidade muscular e articular
-aumenta a elasticidade de tendões e musculos
-melhora a força muscular e a capacidade de movimento
-queima calorias, diminui o colesterol e aumenta a capacidade cardio-respiratória
-é uma grande ferramenta contra os problemas osseos e de artroses
- aumenta a coordenação e a flexibilidade.

Revista mensal Saúde e Bem-Estar
Janeiro 2008
número 165

Cristiana Coelho

Nenhum comentário: